Monday, March 16, 2020

Corona Vírus no Brasil: uma reflexão inicial

O atelier de artes do @espaco_cria
 já está preparado
 para as próximas duas semanas
em que estaremos guardados em casa
para impedir a disseminação do #coronavirus 

O que está acontecendo?

Pois é, o #corona vírus tem essa coisa de ser um processo de consciência. Primeiro as pessoas acham que não é com elas, que é exagero da mídia, depois elas começam a entender que o "x" da questão é que esse vírus tem uma imensa capacidade de reprodução e contágio, em algumas pessoas com a saúde debilitada ele pode ser fatal e os sistemas de saúde não estão preparados para atender a todos que precisam de exames, respiradores, etc. Tem muita gente morrendo no mundo agora por falta de atendimento hospitalar. Sim, isso Infelizmente sempre aconteceu, mas agora acontece de forma acelerada em todo o planeta.

É isso que está acontecendo. Precisamos agir!

Por isso, quem pode ficar em casa, e tem consciência da importância disso, entende que essa é a medida chave para reduzir a capacidade de contágio do vírus. Este "isolamento" representa união e solidariedade neste momento. Infelizmente poucos podem se guardar, se isolar em quarentena. Num país desigual como o Brasil, as consequências desta doença podem ser devastadoras. Por isso, peço que, se puder, fique em casa, para quem não puder, que sejam rigorosos em manter as mãos limpas, pois é  pela camada de gordura da pele que o vírus "gruda" na gente e acabamos levando as mãos para os olhos, boca ou nariz. As máscaras também são fundamentais, usá-las é praticar a cidadania.

Tudo isso está acontecendo neste momento  em todos os continentes do planeta, inclusive no Brasil.

Cada país, cada comunidade está desenvolvendo suas formas de lidar com a #pandemia. Aqui no Brasil, infelizmente, o atual presidente #bolsonaro dá mal exemplo e se junta às aglomerações de pessoas que foram às ruas pedir #ditadura, mais um #golpedeestado dentro do #golpede2016. O que mostra que o Brasil sofre também de um tipo categórico de ignorância e inconsciência: o #bolsonarismo.

Saúde pública gratuita e universal:

O #coronavirus suscita o assunto do #sus. Sabia que o Brasil é o único país continental do mundo que tem sistema único de saúde público gratuito e universal? Mesmo com suas dificuldades o SUS é uma política pública importantíssima, fundamental para reduzir os impactos desse tipo de pandemia.

Assim, neste processo de tomada de consciência é bom lembrarmos que a primeira medida do #golpedeestado contra a presidenta #dilmarousseff foi a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, a #pecdofimdomundo, que congelou por 20 anos os investimentos em #saúde e #educação no Brasil. Lembrando que, ao contrário disso, o governo da #presidentadilma estabeleceu a lei 12.351 que vinculou 75% dos royalties do petróleo (#presal) para Educação e 25% para a saúde.

Direita e esquerda: vocês conseguem ver a diferença?

Conseguem entender a bifurcação que fomos jogados desde o #golpe? Conseguem ver o abismo de tristeza que caímos ao eleger um governo de extrema direita? O capitalismo tem como representação a “direita", fundamentada no liberalismo e no neoliberalismo (ou seja, no capitalismo mesmo), sustenta premissas que são contra a vida. Por mais que o discurso seja sedutor, não adianta: quem visa o lucro às custas da exploração das pessoas e da natureza é contra a vida.

A esquerda tem problemas, mas o que eu quero apontar está para além da dualidade bom-mau, mas tem tudo a ver com a polaridade política: direita-esquerda. Trata-se de intencionalidade.

A perspectiva crítica, representada pela "esquerda", se baseia na experiência humana de luta contra o capitalismo e por políticas sociais. Mesmo com suas contradições, trabalha pelos interesses e bens coletivos, do povo, das crianças, da natureza, da vida, pois defende que saúde, educação, previdência e assistência sociais são direitos básicos que devem ser garantidos pelo Estado.

Precisamos nos defender do #coronavírus, precisamos defender o Brasil do #capitalismo.

Por fim, sugiro que o #coronavírus direcione nossa #espiritualidade para a #solidariedade e o #cuidado. Que nossa #consciência seja disseminadora de #amor e #compaixão. Muita gente morrendo de formas muito tristes, devemos estar em oração.



No comments: