O Projeto

Arte pela Terra já não é mais um atelier, um local físico específico. Virei um projeto em mim mesma e, por isso, móvel, meio nômade. Ou talvez um elemento polinizador de outras ações, de outros projetos. Um sujeito atuante, cujas ideias se tornam ações, junto com as ideias de outras pessoas.

Arte pela Terra vira a história de uma vida entrelaçada em outras vidas, o caminhar de um ser que fareja, buscando encontrar os caminhos da vida que levam à realização dos sonhos e dos objetivos de transformação do mundo através da transformação de mim mesma.

Uma história escrita e refletida na trajetória de me fazer enquanto artista, educadora, pesquisadora, mulher, ser humano consciente, etc.

O Conceito:

Arte pela Terra é aliar o fazer artístico ao cuidado com a natureza. É o desvendar das conexões entre a produção artístico cultural e um modo de vida mais responsável e amoroso, ressignificando as nossas relações nas diversas esferas do ser.

É buscar compreender a natureza através de seus desenhos, de suas formas, texturas e sons. É questionar a todo momento a nossa interação com esse organismo maior que é a terra, o mar, o mundo. É acreditar numa interconexão constante que nos alinha com as sensações, com a percepção do mundo, dos outros e dos acontecimentos, numa constante busca de concentração e de estar presente.

É compreender a arte como elemento de transformação de si mesmo e, portanto, do mundo.

Inicialmente Arte pela Terra era o tema que regia o meu caminhar como arte-educadora e permacultora pelas escolas e projetos de onde eu passava, esse "tema" foi criando identidade e hoje eu vejo que se ramifica por várias possibilidades, pois pelo caminho foram aparecendo os amigos, as ideias, os parceiros, ações, etc.

2014-2016: pé na estrada e asas às reflexões

O ano de 2014 trouxe uma transformação forte no meu trajeto: o mestrado. Eu já vinha há algum tempo almejando esse momento em que eu pudesse parar um pouco, ler, estudar, para poder avaliar as minhas ações, poder definir melhor o meu posicionamento enquanto educadora e, sobretudo, conhecer melhor o que é a Educação e como ela se deu no mundo e no Brasil.

É claro que em dois anos de mestrado não foram o suficiente para que eu me apropriasse da História da Educação brasileira e mundial, mas foi possível me situar, compreender um pouco mais sobre a pesquisa e a carreira acadêmica, sobretudo, o papel político e prático desses estudos.

Esses dois anos me impossibilitaram de criar novos projetos e até mesmo de seguir com o atelier em Tiradentes, então Arte pela Terra se recolhia num "casulo" de estudos e reflexões para surgir com asas de movimento: mochila nas costas e pé na estrada, o meu corpo é o ponto de partida da pesquisa, dos projetos, novamente eu assumo a roupagem nômade e me preparo para os novos projetos em 2016.

2012-2013: o Atelier em Tiradentes

Evento realizado no Atelier em Tiradentes - MG em 2013:
"Carnaval para Crianças".
Nos anos de 2012 e 2013 a mais marcante realização de Arte pela Terra enquanto projeto foi a estruturação de um atelier na cidade de Tiradentes, Minas Gerais. Inicialmente o nosso propósito era a exposição do trabalho artístico e cultural dos parceiros e amigos do atelier.

O diferencial é que a atividade produtiva e comercial do atelier apoiava o desenvolvimento dos projetos culturais de arte, educação e design sustentável na cidade.


No comments: