Ação


Linhas de Ação:

A Ecologia é o primeiro pilar de nossa ação e quando utilizamos este conceito nos referimos às plantas, às pessoas, aos animais, ao espaço construído e, principalmente, às relações e interações existentes entre esses elementos. É compreender o mundo e a sociedade como uma rede de inter-relações e trocas de energia; a "teia da vida".

O atelier é também um laboratório de re-conexão com a natureza. Aqui buscamos aliar nossas atividades com o manejo da terra e a produção de alimentos. Já temos uma horta e um jardim produtivo, compostagem dos resíduos orgânicos, coleta seletiva e encaminhamento do material reciclável para associações de catadores. O material não-reciclável, na medida do possível, destinamos para a arte ou para construção e por meio dessa vivência e de pesquisas vamos descobrindo novas formas de destinação responsável do lixo e como transformar nosso modo de vida rumo à sustentabilidade, econômica, ecológica e social.

O espaço pretende ir se desenvolvendo como uma unidade experimental e demonstrativa de práticas da permacultura e da agroecologia em ambientes urbanos. Temos foco principalmente em escolas, associações, espaços comunitários e movimentos sociais, devido à nossa visão "ecológica" da sociedade, como uma teia interligada por onde trocamos conhecimentos e saberes culturais.

Arte permeia toda a nossa ação como método, como fundamento e como ato de expressão e transformação. Os artistas amigos do atelier transitam pelas artes plásticas, teatro, música, dança, fotografia, vídeo, performances, intervenções, artes circenses, etc. A arte também é a forma de nossas ações educativas, pois fazemos arte-educação e buscamos praticar a educação libertadora, o que exige a criatividade de um educador-artista.

Educação para uma nova consciência, para o amor, a liberdade, a justiça social, para a sustentabilidade ambiental, para a responsabilidade... Uma pedagogia libertadora, da autonomia, do amor, do respeito à vida... Sonhamos com esses ideais e fundamentamos nossas práticas de oficinas e cursos através da conexão com outras práticas transformadoras e com o estudo de teóricos como Paulo Freire, Edgar Morin, Fritjof Capra, Huberto Maturana, Mahatma Gandhi, Maria Cândida Moraes, Moacir Gadotti, Basarab Nicolescu, Augusto Boal, Bill Mollison, David Holmgren, Lucia Legan, Carolyn Nuttall, Joseph Cornell, Rudolf Lanz, Mauro Grün, Betty Edwards, dentre outros.


Eventos:

Permacultura em Tiradentes (Ago. 2013)
Projeto Hortas Ecológicas em Tiradentes (Ago. 2013)
Palestra com José Pacheco em Tiradentes! (Jun. 2013)
Curso Horta Ecológica e Jardins Produtivos (Jun. 2013) 
Carnaval das crianças (Fev. 2013)
Residência Artística (Jan. 2013)

No comments: