Monday, October 29, 2018

O falso bom dia


A falsa bondade é o aroma do dia de hoje, a falsa oração que vem da ilusão, porque aquilo que não luta pela humanização da sociedade é ilusão. Simplesmente não há imparcialidade, é ilusão. Eu não terei raiva da falsidade e cultivarei em mim a crença de que você não sabe o que faz, como olhar para uma criança sem juízo e sem discernimento. Eu não vou gastar energia em julgar e condenar, a mim não cabe. Preciso fazer outras coisas.

Escrevi sim em primeira pessoa porque a tentativa impessoal e imparcial não esconderá a voz de sujeito da história, a minha voz é lugar de fala, o meu corpo é parte da práxis, é síntese da prática e da teoria. Preservo aqui minha voz porque o meu trabalho de educadora junto com meu ato de estudar, pesquisar e, pela investigação rigorosa, construir conhecimento, não será calado. Farei o possível para registrar as Histórias de Luta e o pensamento que afirma que o processo histórico não está determinado, mas que se faz a partir da ação cultural humana, porque cultura é parte da nossa natureza.

Deixarei que a própria vida entregue lições àqueles que alimentam as ilusões, falsidades e egoísmos. Sou muito pequena e por isso não posso mudar o destino e nem tão pouco o momento do despertar de consciência de cada um. Aprenderei junto, porque, afinal, estamos na mesma terra, no mesmo mar, sob o mesmo céu, apesar de nossos corações sentirem tão diferentes.

No comments: