Friday, November 04, 2022

As crianças e a política

Política é a expressão de um pensamento coletivo, por isso, as crianças se interessam pelo assunto e repetem as coisas que escutam do mundo político dos adultos.

Assim como elas brincam de ser mãe, pai, filho ou filha, elas trazem às palavras e gestos aquilo que captam do discurso político. São exímias observadoras e investigadoras do mundo, portanto, devemos nos vigiar e nos aprimorar a cada dia, pois somos exemplos para as crianças. 

Elas estão prestando atenção, nos cabe sermos responsáveis e conscientes para preservar as crianças, mas também, para responder seus questionamentos de forma verdadeira e com simplicidade, sem sair do repertório e do vocabulário da infância. Assim, podemos ser verdadeiras e verdadeiros com elas, respeitando o tempo delas.

A melhor política que podemos ensinar para as crianças é o sonho de um mundo em que todos sejam felizes, onde haja casa, comida, educação, diversão e trabalho para todos e todas. Um mundo socialmente justo, onde a natureza é saudável e abundante é a melhor política que devemos ensinar.

#politizar #poetizar #politicabrasileira #política #educação #educacaopolitica #Brasil #crianças #criancaepolitica #crianças

No comments: