Friday, July 24, 2020

Colhi uma cenoura e pensei sobre a vida...


A colheita é um dos momentos mais especiais, mas não é apenas um objetivo a ser alcançado, e sim parte de um processo de relação e troca com a natureza. A colheita, quando há sucesso, é uma alegria, mas em todo o processo de plantar e cuidar da terra, a natureza nos presenteia, sempre há uma troca em que criamos e recebemos saúde. Pode acontecer da colheita não acontecer, não dá certo e mesmo assim somos presenteados com o desafio, o aprendizado e a possibilidade de aprimoramento da arte de plantar. Ultimamente tenho tido sonhos acordada, de plantar na cidade, abrir hortas mandalas em meio aos gramados dos paisagismos urbanos. Estou preocupada porque estou vendo o Brasil ruir social e economicamente, isso me dá vontade de ver a comida brotando da terra, as abóboras surgindo dos canteiros das cidades, as acerolas, pitangas, orapronobis, etc. É um sonho utópico, mas é possível e, atualmente, esse é o inédito viável que se desenha nos meus pensamentos. Meu sonho atual é tropeçar numa abóbora que nasceu em meio ao gramado da cidade, é ver que a terra, ainda que esteja arrodeada pelo concreto e o asfalto, tem poder de criar o alimento e que a Educação é capaz de dialogar com a realidade, problematizar os desafios e atuar de forma criativa e transformadora. Sou visionária ou estou viajando? #cenoura #pemacultura #carriot #permaculture #permaculturaurbana #urbanpermaculture #permaculturarj #permaculturabrasil #agriculturaurbana #agronãoépop

No comments: