Thursday, July 18, 2019

O poder das ideias coletivas: Feminismo, Agroecologia e Educação



"Sem feminismo não há agroecologia" e sem agroecologia não há soberania alimentar!
Hoje teve mutirão na @hortinhadapv só pude participar durante uma hora, mas me alimentei do encontro, formamos um forte grupo de mulheres, havia um homem conosco, o Pedro, também tivemos ajuda de uns homens da UFRJ que tiraram um camburão de ferro da frente da horta. 
A primeira ação foi abrir os caminhos por entre as folhas secas, as quais juntamos nos pés das árvores formando canteiros, que foram desenhados com as pedras em volta, outros com galhos. Em uma hora de trabalho a horta já tinha outro desenho. 
Saí de lá pensando sobre a força das ideias coletivas, sai de Fortaleza há 8 anos com uma forte referência a partir das experiências vividas através do @neppsauece na UECE, portanto, faz MUITO sentido para mim que as Universidades sejam espaço de práticas de comunidades sustentáveis. 
Que estas práticas estejam conectadas com o contexto maior. 
Mais do que nunca devemos plantar nossas melhores sementes na Universidade Pública gratuita e de qualidade, mais do que nunca devemos valorizar e defender cada milímetro de chão deste espaço e o que ele representa na história de emancipação do povo brasileiro. Mais do que nunca o feminismo, a agroecologia e o movimento de defesa da educação é a cara da luta anticapitalista antiimperialista antifascista.

No comments: