Friday, April 13, 2018

Tinta natural, folhas secas, papeis e mãos: açafrão



Mãos que pegam o mundo, apontam dedo pro céu, um pássaro voou. Em cima da mesa uma bacia com tinta natural. Dia quente não precisa de roupa e poupa o trabalho de quem vai lavar as roupas e os bebês. Laranja do barro, vermelho do urucum, amarelo do açafrão*, marrom do café, preto do carvão, vermelho da beterraba. Cor também é tempero, uma de cada vez, para um dia misturar, cor de terra, de pele, como nós, cor é coração.


A mão é extensão do coração, ouvi alguém dizer. Eu diria mais: as mãos são extensões da nossa essência, são nossos tentáculos dos detalhes, texturas, gestos, desenhos... são movimentos que falam, nos esculpem por dentro e por fora somos as mãos de Deus e da Historia.


Espalhei ali umas folhas secas, uma papa de água e açafrão, papel e nada mais além das mãos, nossas ferramentas de criar ferramentas. 


*aprendi que algumas crianças podem ter alergia a corantes, mesmo os naturais. Importante perguntar antes de fazer essa atividade com bebês, crianças e até adultos também. ♡

#artepelaterra #educacao #permacultura#permaculturaurbana #agricultura #educaçãoinfantil#criançaenatureza #educacaoambiental#permaculture #urbanpermaculture #childeducation#childnature #childnaturenetwork #arte #art#enviromentaleducation #educacaoambientalcritica

No comments: