Friday, January 14, 2011

Intervenção Urbana - ImAginário ColoriDo



A arte é instrumento do não-limite. Quando pensamos que somos nós os sujeitos na arte, ela aparece com vida própria e nos transforma. Mostra-nos que somos também objetos nessa interação: transformamos e somos transformados. Essa relação se mistura e se complementa através da vivência artística.

Saímos nas ruas, no dia 20.12.2010, procurando crianças. A intenção era fazer arte com criançada de rua; levar a ludicidade ao ambiente cinza das ruas do centro da cidade e, de alguma forma, marcar o imaginário dessas crianças com a arte.

No entanto, não foi tão fácil assim achar crianças no centro, sabemos que isso não é necessariamente um dado positivo, pois na verdade foi por “acaso” que não a encontramos, pois sabemos e vemos todos os dias várias crianças pedindo esmolas e vendendo bala nas ruas. Encontramos apenas um menino, o Leandro, que estava na calçada ajudando a mãe a vender siriguela, foi genial o nosso encontro! Ele ficou totalmente entregue e compenetrado na tarefa de pintar uma caixa. Aquele pedaço de calçada se transformou em ateliê de artes!

Apesar de não termos encontrado a criançada, encontramos algumas pessoas especiais. Começamos a escrever nos muros palavras e mensagens de amor e paz; algumas pessoas que passavam nas ruas também contribuíram. Assim, vivemos mais essa experiência de arte de rua, não em contato com muitas crianças como esperávamos, mas sem dúvidas, em contato com o universo infantil de algumas pessoas. Encontramos pessoas que emitiam paz e amor, que tinham uma mensagem a dar e, sobretudo, que tinham abertura de quebrar um instante da rotina e pintar um muro da cidade.

De toda forma, cumpre lembrar que nunca deixamos de ser crianças, essa é a primeira fase da vida para que fique para sempre dentro de nós.

Viva a arte!

No comments: