Friday, November 12, 2010

LAN - O Laboratório de Artes Naturais


A experiência do Laboratório de Artes Naturais foi muito marcante para mim; a metodologia surgiu naturalmente durante o meu trabalho com a turma. Percebi que, inevitavelmente, levamos para os espaços educativos a nossa história de vida, nossas experiências, nossos sonhos e sentimentos, o que e como aprendemos e, certamente, aquilo que nos marca.

Era uma época em que eu vivenciava diariamente a arte com as crianças – como educadora da oficina de artes plásticas do projeto – eu estava descobrindo a permacultura, toda essa descoberta se tornou um encanto para mim. Então tudo foi acontecendo: as linguagens das artes, os padrões da natureza, a necessidade da abordagem ambiental na educação e a permacultura; as conexões foram se mostrando ao mesmo tempo em que eu planejava, praticava e avaliava as atividades. Um dia, absorta em uma reflexão sobre essa experiência, veio-me, num sopro de inspiração, este nome: O Laboratório de Artes Naturais.

A medida que o tempo passa e que reflito mais sobre a experiência, que estudo, que vivencio, percebo que mais e mais este nome faz sentido; pois além do caráter experimental existente na arte e na vivência com a natureza, esses tipos de atividades (a criação de espaços artísticos-naturais nos ambientes educacionais) possibilitam a construção de um laboratório transdisciplitar, afinal, podemos sem medo afirmar que a arte e a ecologia são áreas amplamente transversais que permitem conexões com todas, ou quase todas, as áreas do conhecimento. As idéias a partir da Arte e da Natureza são inesgotáveis e alimentam parte do nosso Ser.

Release

O Laboratório de Artes Naturais integra Vivências com a Natureza, Alfabetização Ecológica, Permacultura e Arte-educação.

Foi uma metodologia que surgiu durante o meu trabalho com as crianças do Projeto Crescer com Arte - da Prefeitura de Fortaleza em parceria com o Programa de Criança da Petrobrás - no bairro “Caça e Pesca” em Fortaleza (Ceará) – no período de março de 2007 a março de 2009.

patriciamartins360@gmail.com

mais fotos:
http://www.flickr.com/photos/patriciamartins/sets/72157605284071690/detail/
http://www.flickr.com/photos/patriciamartins/sets/72157614516538032/detail/

No comments: