Thursday, October 11, 2018

Permacultura e Educação: construindo uma educação ambiental infantil prática no Espaço Cria



A agrofloresta urbana do Espaço Cria fica no bairro do Cosme Velho no Rio de Janeiro, ela vem crescendo, se desenvolvendo e permeando o coração das pessoas da comunidade escolar, o Cria é uma escola de Educação Infantil que se inspira em pedagogias que primam pela sensibilidade, o contato com a Natureza e a democracia, como a Educação Viva, a Comunicação Não Violenta (CNV), as comunidades de aprendizagem (Escola da Ponte e Escola Projeto Âncora), etc.


Cada escola, cada lugar, cada comunidade tem seu jeito e o Cria está começando a desenvolver sua própria metodologia de comunidade de aprendizagem, criação e transformação. O processo começou com a implantação de canteiros produtivos de agricultura orgânica concomitantemente com as oficinas práticas com as crianças a partir de 3 e até 6 anos de idade.



O desejo de crescer com a permacultura no Cria encontrou o desafio do tempo, de conseguir encontrar com as pessoas. Mas em contrapartida, aceitei observar e ler a espontaneidade do fenômeno que vem florescendo a partir  vem do diálogo criativo, construtivo e coletivo, o que permite o encontro de pontos em comum no trabalho da permacultura e da agrofloresta com as demais áreas da escola: a cozinha, a direção,  a coordenação, o berçário (que no Espaço Cria é o ciclo I), a portaria, a equipe de limpeza, jardinagem, serviços gerais, os educadores, a equipe de audiovisual, as mães,  os pais, as famílias,  a equipe do administrativo e do financeiro, etc. e, é claro, as CRIANÇAS de todos os ciclos.




Mas como pensar em plantar e produzir alimentos orgânicos na cidade diante da sobrecarga de tarefas que todos nós acumulamos? Já trabalhamos tanto, como vamos pensar em plantar? Este é um desafio real, porém,  não conseguimos enxergar além dele porque vemos o problema numa perspectiva muito individual.

Plantar na cidade quer dizer ações em comunidades, em escolas e, através dos saberes da permacultura e da agrofloresta é possivel planejar e implementar sistemas sustentáveis aproveitando o que há no local, sem exaurir a terra e nem o trabalho humano. O plantio de alimentos é cultura, arte e diversão, portanto, é impreterível que estas práticas estejam presentes na Educação, porém, as mesmas não devem ser fragmentadas, a agricultura urbana orgânica deve estar sempre integrada às relações humana, à arte e à cultura.

O Espaço Cria permite que o processo aconteça espontaneamente e naturalmente, a partir de nossos interesses, de nosso trabalho, de nossa arte, da ação com significado coletivo construído na experiência, etc. O trabalho com a permacultura nesta escola está abrindo uma fenda que permite visualizar uma comunidade que constrói democraticamente e criativamente seu projeto de sustentabilidade, envolvendo a produção de alimentos orgânicos na cidade. É um sonho nosso que já virou ação. 


O contato com a natureza, a produção de alimentos orgânicos, a transformação dos espaços, as artes e as relações em geral, tanto entre as pessoas como em relação ao ambiente e recursos, são ferramentas de criação da realidade, da cultura e da política.

Quando produzimos alimentos nas escolas questionamos o ilusório antagonismo entre a cidade e o campo e abrimos uma trilha que permite visualizar que é possível sim plantar na cidade, aproveitar os recursos, cuidar da terra permitindo a nutrição do solo a partir da compostagem orgânica e evitando o esgotamento dos nutrientes da terra e da sua microfauna.



Todo dia aprendemos um pouquinho com a Natureza e seguimos na luta para encontrar as chaves da transformação, sem dúvidas uma delas é o princípio que afirma: "Trabalhar com a terra e não contra ela". Isso inclui o protagonismo político  dos sujeitos e a consciência da importância do amor e da liberdade coletiva como fundamentos essenciais da sobrevivência humana. ♡




#artepelaterra #educacao #permacultura #permaculturaurbana #agricultura #semagrotoxico #agriculturaorganica #educaçãoinfantil #criançaenatureza #educacaoambiental #educaçãoambientalcritica #permaculture #urbanpermaculture #organicagriculture #childeducation #childnature #arte #art #enviromentaleducation

No comments: