Arte pela Terra vira a história de uma vida entrelaçada em outras vidas, o caminhar de um ser que fareja, buscando encontrar os caminhos da vida que levam à realização dos sonhos e dos objetivos de transformação do mundo através da transformação de mim mesma.
Uma história escrita e refletida na trajetória de me fazer enquanto artista, educadora, pesquisadora, mulher, ser humano consciente, etc.
O Conceito:
Arte pela Terra é aliar o fazer artístico ao cuidado com a natureza. É o desvendar das conexões entre a produção artístico cultural e um modo de vida mais responsável e amoroso, ressignificando as nossas relações nas diversas esferas do ser.
É buscar compreender a natureza através de seus desenhos, de suas formas, texturas e sons. É questionar a todo momento a nossa interação com esse organismo maior que é a terra, o mar, o mundo. É acreditar numa interconexão constante que nos alinha com as sensações, com a percepção do mundo, dos outros e dos acontecimentos, numa constante busca de concentração e de estar presente.
É compreender a arte como elemento de transformação de si mesmo e, portanto, do mundo.
Inicialmente Arte pela Terra era o tema que regia o meu caminhar como arte-educadora e permacultora pelas escolas e projetos de onde eu passava, esse "tema" foi criando identidade e hoje eu vejo que se ramifica por várias possibilidades, pois pelo caminho foram aparecendo os amigos, as ideias, os parceiros, ações, etc.
2014-2016: pé na estrada e asas às reflexões
O ano de 2014 trouxe uma transformação forte no meu trajeto: o mestrado. Eu já vinha há algum tempo almejando esse momento em que eu pudesse parar um pouco, ler, estudar, para poder avaliar as minhas ações, poder definir melhor o meu posicionamento enquanto educadora e, sobretudo, conhecer melhor o que é a Educação e como ela se deu no mundo e no Brasil.
É claro que em dois anos de mestrado não foram o suficiente para que eu me apropriasse da História da Educação brasileira e mundial, mas foi possível me situar, compreender um pouco mais sobre a pesquisa e a carreira acadêmica, sobretudo, o papel político e prático desses estudos.
Esses dois anos me impossibilitaram de criar novos projetos e até mesmo de seguir com o atelier em Tiradentes, então Arte pela Terra se recolhia num "casulo" de estudos e reflexões para surgir com asas de movimento: mochila nas costas e pé na estrada, o meu corpo é o ponto de partida da pesquisa, dos projetos, novamente eu assumo a roupagem nômade e me preparo para os novos projetos em 2016.
2014-2016: pé na estrada e asas às reflexões
O ano de 2014 trouxe uma transformação forte no meu trajeto: o mestrado. Eu já vinha há algum tempo almejando esse momento em que eu pudesse parar um pouco, ler, estudar, para poder avaliar as minhas ações, poder definir melhor o meu posicionamento enquanto educadora e, sobretudo, conhecer melhor o que é a Educação e como ela se deu no mundo e no Brasil.
É claro que em dois anos de mestrado não foram o suficiente para que eu me apropriasse da História da Educação brasileira e mundial, mas foi possível me situar, compreender um pouco mais sobre a pesquisa e a carreira acadêmica, sobretudo, o papel político e prático desses estudos.
Esses dois anos me impossibilitaram de criar novos projetos e até mesmo de seguir com o atelier em Tiradentes, então Arte pela Terra se recolhia num "casulo" de estudos e reflexões para surgir com asas de movimento: mochila nas costas e pé na estrada, o meu corpo é o ponto de partida da pesquisa, dos projetos, novamente eu assumo a roupagem nômade e me preparo para os novos projetos em 2016.
2012-2013: o Atelier em Tiradentes
Evento realizado no Atelier em Tiradentes - MG em 2013: "Carnaval para Crianças". |
Nos anos de 2012 e 2013 a mais marcante realização de Arte pela Terra enquanto projeto foi a estruturação de um atelier na cidade de Tiradentes, Minas Gerais. Inicialmente o nosso propósito era a exposição do trabalho artístico e cultural dos parceiros e amigos do atelier.
O diferencial é que a atividade produtiva e comercial do atelier apoiava o desenvolvimento dos projetos culturais de arte, educação e design sustentável na cidade.
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